Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratórios e Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página
Laboratórios e Grupos de Pesquisa

Laboratórios e Grupos de Pesquisas

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2024, 14h21 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 14h01 | Acessos: 1164

 A pesquisa no DCIS se organiza em dez grupos compostos por: grupos de pesquisa, laboratórios e núcleos, que apresentam grande diversidade temática:

a) ILHARGAS - Cidades, Políticas e Violências

O grupo atua desde 2014 em dois eixos de pesquisa: ilegalismos, segurança e punição; e mobilidades e fronteiras. Consolidou-se como referência em estudos de violências na Amazônia, com uma rede ampla de colaboração nacional e latino-americana. Entre os projetos coordenados estão: Encarceramento no Amazonas: transformações políticas e sociais pós-massacres (FAPEAM, Atual); InfoCadeia-AM: Informações sobre Encarceramento no Amazonas (UFAM, Atual); Linchamentos e segurança de rua em três metrópoles brasileiras (CNPq. 2020-2022); Linchamentos na Região Metropolitana de Manaus: um estudo multidimensional e comparado sobre justiça de rua, Estado e moralidades (FAPEAM, 2021-2022); Regimes de mobilidade espacial na Amazônia urbana (CNPq, 2015-2017). O grupo participa atualmente do GT Vigilantismo e violências coletivas do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO); do INCT Violência, Poder e Segurança Pública (CNPq); e do projeto em rede Políticas e fluxos prisionais (CNPq).

Coordenador (s): Fábio Magalhães Candotti, Fábio Mallart Moreira

b) LARGOV – Laboratório de Análise de Redes, Políticas Públicas e Governança

Desenvolver estudos no campo da análise de redes a partir de diversas perspectivas teórico-metodológicas; Realizar análise das políticas públicas, do Estado e de sua permeabilidade; Entender os processos de governança em diversos setores sociais, ambientais, políticos e econômicos.

Coordenador (s): Tiago da Silva Jacaúna

c) Laboratório Ciências Sociais e interdisciplinaridade na Amazônia

O grupo propõe-se a compreender e analisar a contribuição teórica da Sociologia na inteligência da organização de temas de pesquisa, linhas de prioridade, conteúdos teóricos de formação, conceitos e categorias que articulam as ciências humanas por meio da formação interdisciplinar. Supõe que a aproximação interdisciplinar pelas Ciências Sociais contribui para configurar a pluridimensionalidade dos focos de pesquisa na Amazônia, para melhor favorecer as trocas científicas entre as grandes áreas do conhecimento, para constituir o intercâmbio de saberes como procedimento metodológico da pesquisa científica, com vista à complementaridade de áreas e focos, e para melhor explicar e compreender os processos sociais e a complexidade da região. A proposta do grupo acolhe a expectativa de que as Ciências Sociais, a Sociologia e Antropologia em particular, produzem conexões com outros domínios disciplinares que, mesmo sem perda de suas especificidades, assumem a conduta científica de estudar a Amazônia como um problema complexo

Coordenador (s): Marilene Corrêa da Silva Freitas

d) LEGAL - Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal

Produção de análises e indicadores políticos, econômicos e sociais da região norte, na qualidade de pesquisadora e Coordenadora local das atividades de pesquisa, a partir de outubro de 2021.

Coordenador (s): Marilene Corrêa da Silva Freitas, Ludolf Waldmann Júnior

e) Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura na Amazônia

O Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura na Amazônia foi criado a partir do desenvolvimento de um conjunto variado e disperso de pesquisas realizadas nos últimos anos por professores e pesquisadores atrelados ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Com a criação recente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia no âmbito da UFAM, no entanto, tornou-se imperativo a necessidade de aglutinar e dinamizar esse conjunto de trabalhos a fim de não só fomentar novas pesquisas, mas também de incentivar a formação de novos pesquisadores nessa área específica das Ciências Sociais. As diferentes pesquisas atualmente desenvolvidas pelo conjunto de participantes do grupo, seja na condição de orientadores, seja na condição de orientandos, possuem como traço comum uma preocupação com a reflexão da cultura em suas diferentes dimensões.

Coordenador (s): Marco Aurélio Coelho de Paiva, Odenei de Souza Ribeiro

f) Sociedade, Trabalho e Ambiente

Investigar e desenvolver projetos voltados para o estudo das interrelações entre os povos da floresta e os ecossistemas em que vivem, ressaltando as experiências de gestão ambiental. Realizar estudos e pesquisas que visem compreender os modos de vida das populações tradicionais da Amazônia a partir de suas representações sociais, tendo como referência os pressupostos da memória social e coletiva e os estudos sobre o imaginário. Analisar os processos de territorialização e de constituição das identidades na Amazônia contemporânea.

Coordenador (s): Antonio Carlos Witkoski, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt

g) Trabalho e Sociedade na Amazônia

Produção de novas investigações sobre o mundo da produção e do trabalho na Amazônia; Constituição de grupo multidisciplinar com a participação de pesquisadores docentes e estudantes de graduação e de pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas e Letras e da Faculdade de Estudos Sociais/UFAM; Configurar fontes primárias e processos de formação e desenvolvimento histórico do trabalho na Amazônia; Realização de pesquisas sobre as formas de ocupabilidade na Amazônia e de inserção das populações pré-capitalistas amazônicas no mundo contemporâneo; Geração de conhecimentos sobre o impacto do processo de reestruturação produtiva nas formas de organização do trabalho; Realização de seminários para discussão e divulgação junto à comunidade acadêmico-científica e à sociedade dos resultados das pesquisas realizadas; Fornecer subsídios para os processos de tomada de decisão de políticas públicas orientadas para a Amazônia; Promover Seminários e cursos junto à comunidade.

Coordenador (s): Maria Izabel de Medeiros Valle, Marilene Corrêa da Silva Freitas

h) LEAF - Laboratório de Estudos da Amazônia Futuro

O LEAF foi criado em 2024 e integra a linha de Pesquisa “Desenvolvimento, poder global e trabalho”, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas. Por um lado, o LEAF resulta da busca por elaborar questões acerca da constituição das relações de trabalho e desenvolvimento na Amazônia, pontuando essa relação no nível global, sobretudo face à emergência da nova economia do Sul do mundo. Por outro, o laboratório busca unir a ciência com a proposição de ideias para a mudança social na região amazônica, fornecendo à sociedade civil e à comunidade científica elementos analíticos que contribuam para colocar a Amazônia como ator central do debate mundial e que fala de si própria. O laboratório reúne pesquisadores de diversas matizes teóricas e com interesses e pesquisas nas seguintes temáticas principais: Amazônia e perspectivas de desenvolvimento futuro. A relação entre os BRICS e a Amazônia; poder global e as novas configurações do capital; investimentos estrangeiros na região; os BRICS e as novas relações internacionais; metamorfoses da Zona Franca de Manaus; políticas públicas, inovações tecnológicas e economia sustentável; a política internacional e oportunidades de desenvolvimento amazônico; estudos das cadeias produtivas regionais e globais; fábricas e formas de organização do trabalho; trabalho e sindicalismo; mobilidade global de classes; estratégias empresariais na Amazônia; estudos das culturas chinesa e asiática; modelo chinês de produção.

Coordenador (s): Cleiton Maciel Brito 

Fim do conteúdo da página